Blockchain-assisted Device as a Service (DaaS)

2024-06-28

O artigo científico Blockchain-assisted Device as a Service (DaaS), da autoria de André Santos e Diogo Meneses (Softi9) e Maria C. Tavares, Rui P. Mendonça e António Pinto (CRACS e INESC TEC), divulgado no “6th International Congress on Blockchain and Applications”, que decorreu em Salamanca entre 26 e 28 de junho de 2024, ganhou o prémio de melhor artigo científico apresentado no referido evento.

A Blockchain é uma tecnologia que permite a criação de registos digitais inalteráveis, permitindo transações e registos seguros numa rede peer-to-peer, descentralizando as informações e eliminando a necessidade de terceiros estarem envolvidos no processo de validação de dados. A Blockchain consegue isto codificando informações em “blocos”, de modo a que cada novo “bloco” de informações adicionado seja criptografado com um código baseado no anterior. Este processo mantém todos os dados ordenados cronologicamente e vinculados por meio de um código próprio, criando uma “cadeia” de informações.

A manipulação indesejada de informações nesta tecnologia é inviável, uma vez que as tentativas para o fazer resultariam em “blocos” de informações totalmente novos, sendo muito fácil para outros intervenientes detetarem rapidamente a anomalia e rejeitar esses dados não autorizados.

A tecnologia Blockchain tem vindo a crescer exponencialmente, estando presente em muitos setores diferentes, como segurança cibernética, banca, saúde, logística e “smart contracts”.

Nesse sentido, a integração da tecnologia Blockchain foi o passo natural para a permanente evolução do CUCo Security Suite. O CUCo Security Suite implementa “smart contracts” como forma de verificar a conformidade das regras daquilo que foi acordado entre as partes, de forma segura e eficaz. Os “smart contracts” funcionam armazenando as informações do contrato numa blockchain, descentralizando-as e disponibilizando-as de imediato para consulta de todas as partes, sem o risco de adulteração. Por outro lado, os “smart contracts” verificam se todas as partes estão dentro das condições pré-acordadas, garantindo a segurança e regras do negócio. Em resumo, os dispositivos são capazes de perceber se eles próprios estão a cumprir, ou não, o que foi contratado, de forma independente.

O investimento permanente da Softi9 em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) permite a criação e o aprimoramento dos nossos produtos, criando mais valor para os nossos clientes, ajudando-os a um melhor posicionamento em relação à concorrência. Prova disso é o reconhecimento recorrente, através em patentes e artigos científicos, como o desta notícia.