A RP Santini é uma metalomecânica de precisão, fundada em 1953. Ao longo dos anos, a RP Santini cresceu continuamente e foi mudando a sua área de negócio. Atualmente, é um fabricante para outras fábricas, colaborando com os melhores players da indústria. Isto só é possível por a RP Santini ter a inovação na sua matriz genética. Foi a primeira empresa, na região da Emília-Romagna, a usar máquinas “multi-spindle” desde o início dos anos 90 e tem uma relação de longo prazo com a Universidade de Parma, no que diz respeito a projetos de investigação e desenvolvimento. Mais do que isso, é hoje uma das primeiras empresas, especialmente na sua área de negócio, a participar no desenvolvimento e implementação de um sistema de planeamento que tem a energia em consideração no seu planeamento como um caso de estudo do Stello Planner, o software de escalonamento e planeamento “verde” da Softi9.
Ao inserir uma “camada de energia” no Stello Planner (ao mesmo nível das tradicionais relativas à disponibilidade dos materiais e capacidades), a Softi9 começou a considerar a energia no planeamento industrial, para além dos critérios tradicionais como capacidade, disponibilidade de recursos, custos e datas de entrega, por exemplo. Assim, não será apenas possível entregar as encomendas de clientes no intervalo de datas desejado, mas ainda dentro dos parâmetros energéticos aceitáveis para a empresa (por exemplo, consumo e respetivos picos, custos, etc.). Ou informar o cliente atempadamente se houver a previsão de algum atraso ou aumento de preço, por exemplo, no caso de uma alteração à data de entrega não ser negociável e este facto originar um consumo energético superior ao esperado. Em resumo, a Softi9 está a inovar novamente.
A RP Santini está verdadeiramente orgulhosa por estar envolvida no desenvolvimento de um piloto real, provando, uma vez mais, a sua cultura para evoluir e estar sempre com as (r)evoluções industriais.